terça-feira, 2 de novembro de 2010

Saiba tudo sobre o daltonismo

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
O distúrbio, que era desconhecido até o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre mais frequentemente entre os homens (no caso das mulheres, será necessário que os dois cromossomas X contenham o gene anômalo).


Quem alguma vez já assistiu "A pequena Miss Sunshine" deve saber o quão terrivel pode ser o daltonismo. No filme o irmão da garota que treinou anos para se alistar a aeronáutica descobre por um acaso que é -adivinhem- daltônico.
Tá isso não é nem de longe a parte central da história, mas o que eu quero dizer é que ser daltônico não deve ser nada bom e que mesmo assim muitas pessoas são e nem sabem
É por isso que eu trago aqui um pequeno teste para vocês saberem se são daltônicos ou não.
O teste foi tirado da revista Superinteressante Edição Especial - As Melhores Ilusões de Ótica do Mundo (que por sinal eu aconselho todos a comprarem) e é formado por quatro placas que compõe originalmente o Teste de Ishihara desenvolvido pelo oftamologista Shinobu Ishihara.



Nessas duas placas inicias temos primeiramente um numero doze, que todos podem ver (até daltônicos) pois é uma placa que serve apenas como base, e em seguida o numero 74. Caso você enxergue um 21 ao invés do 74 é por que você faz parte de um grupo de daltônicos conhecidos como daltônicos para o par verde-vermelho, caso não veja nada você é um chamado daltônico total.


Nesse segundo par de placas acontece o seguinte:
Pessoas normais e daltônicos totais não conseguem perceber nada nessa primeira placa, mas daltônicos para verde-vermelho enxergam um 5.
Nessa segunda placa pessoas normais podem ver um 6 enquanto que pessoas com algum tipo de daltonismo não conseguem ver nada.

Caso o teste tenha apontado algum grau de daltonismo em você aconselho que procure um oftamologista para dar o diagnóstico e ver o que pode ser feito.

Fontes:
Superinteressante Edição Especial - As Melhores Ilusões de Ótica do Mundo
Wikipédia: Daltonismo

20 comentários:

  1. Boa Tarde.
    Talvez lhe interesse ver o sitio www.coloradd.net onde encontrará um código de identificação de cores para daltónicos, Unico, Universal e Transversal a multiplas aplicações.
    PF comente !
    Malhores Cumprimentos
    joao p pinto-machado
    jppm@coloradd.net

    ResponderExcluir
  2. Acho que descobri que sou daltonica :S

    Não achei esse numero 21 não, e consegui ver o 5 da terceira imagem. Vou falar pra minha mãe ..fiquei tensa com isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o numero 21, porém bem clarinho, e igualmente vi o 5 bem clarinho, tive que prestar bastante atenção para os dois, existe percentual para daltonismo?
    =*

    ResponderExcluir
  4. Bom na verdade a 1° placa eu vi o número 12 (OK)
    2° placa eu vi o 74 e o 21 (OK?...)
    3° placa eu vi o 5
    e na 4° placa eu vi o 6
    e aí
    sou daltonico? =S

    ResponderExcluir
  5. Isso não faz o menor sentido: "Caso você não enxergue um 21 é por que você faz parte de um grupo de daltônicos conhecidos como daltônicos para o par verde-vermelho", eu enxerguei um 74, então teoricamente seria um daltônico para o par verde-vermelho, mas na terceira placa eu não enxerguei nada e na quarta eu enxerguei um 6, o que significaria que sou uma "pessoa normal". Ou eu faço parte de um grupo ainda não descoberto, ou essas informações estão erradas...

    ResponderExcluir
  6. Não consegui ver o 21, e também nem o 5.

    ResponderExcluir
  7. Eu to confusa... vi um seis claríssimo na quarta placa, mas tive que ficar uns 7 minutos observando bem de perto pra conseguir ver... Estranho... acho que cada um tem um tipo de daltonismo... Será?!Estranho... Beijos e legal essa postagem

    ResponderExcluir
  8. Opa Will você está certo
    Erro meu ai, desculpem pelo incoveniente já estou ajeitando, o certo é:

    Caso você enxergue um 21 ao invés do 74 é por que você faz parte de um grupo de daltônicos conhecidos como daltônicos para o par verde-vermelho, caso não veja nada você é um chamado daltônico total.

    O resto está ok, e já estou corrigindo lá.

    ResponderExcluir
  9. Quem não viu o 21 não tem o que se preocupar é como eu disse a Will no comentario de cima, quem viu o 5 procure um oftamologista
    Sobre a dificuldade de alguns para distinguir o 6 isso é normal, já as pessoas que conseguem ver mais de um numero na mesma imagem é realmente tenso mas creio que não chegue a ser daltonismo com um pouquinho de força eu tambem consegui distinguir o 21 na placa do 74.

    ResponderExcluir
  10. Por favor pessoal, prestem atenção nas explicações, tão simples, meu Deus do céu. Só sigam a explicação.
    Pessoas normais verão 12, 74, nada e 6 na última.
    Daltonicos verde-vermelho verão 12, 21, 5 e nada.
    Daltônicos totais verão 12, 21, nada e nada

    ResponderExcluir
  11. Eu vi todos os números..enfim.
    Meus olhos são daltonicos e não daltonicos ao mesmo tempo, rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Não Atila, é mais ou menos isso mas olhe bem lá, o certo é assim:
    Pessoas normais enxergam
    12,74,nada e 6
    Daltonicos para o par verde vermelho enxergam 12,21,5 e nada
    Daltonicos totais enxergam
    12,nada,nada,nada

    ResponderExcluir
  13. Tá ótimo
    Não consigo ver o 5 nem fudendo, e o 6 eu vi de primeira.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou daltônico e agora confirmei mais uma vez. Sou da "classe" verde-vermelho.

    ResponderExcluir
  15. BANDO DE BURRO, DALTONISMO É UM DESTUBIO MASCULINO, MULHERES NAAAAAAAO ADQUIREM ESSE DESTURBIO NUUUNCA ¬¬
    CAMBADA DE DESINFORMADO

    ResponderExcluir
  16. Thais
    mulheres podem ser daltônicas sim, pois não depende sexo pra definir a doença e sim dos genes dos pais.
    a unica condição é que se a mulher for daltônica necessariamente o pai também tem que ser também.
    pra quem quiser saber por que:
    os genes da mulher seriam XdXd
    logo ela teria uma mãe daltônica ou portadora (XdX_)
    e o pai daltônico (XdY)
    herdando Xd da mãe e Xd do pai
    sim eu gosto de biologia

    ResponderExcluir