sábado, 14 de agosto de 2010

Agora indo ao que interessa...


Ontem foi sexta feira 13 =OOOOO o dia mais azarado do ano, pelo menos devia ser ;D
O dia foi super tranquilo pra mim, tive prova de matematica mais nada com o que nao poderia lidar.
Mas então, se não há nada de tãaaao assustador na Sexta Feira 13, entao porque todo esse misterio por volta da data?
Veja no texto a seguir extraido da pagina da Wikipedia sobnre Sexta Feira 13:

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de cristo. Para se ter uma idéia, o Código de Hamurabi, criado 1700 a.C. vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições.

Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.[1]

Com relação ao dia sexta-feira, diversas culturas consideram como dia de mau agouro:

  1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira[2].
  2. A morte de cristo aconteceu na sexta-feira quando é celebrado a páscoa.
  3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios em um dia de sexta-feira.[3]

No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

Sabe, eu não acredito nisso U.U, esses motivos historicos não passam de historinhas para que não descubram que os verdadeiros responsaveis pela Sexta Feira 13 são as antifadas presas no Mundo das Fadas que são libertadas toda Sexta Feira 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário