sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O melhor console da nova geração

Faz alguns dias que eu venho pensando em comprar um console novo, eu já tenho um Playstation 2 e como já enjoei faz tempo venho procurando novas opções para me divertir, mas quando o assunto é um novo video game, e mais levando em conta esses  video games da nova geração, a coisa fica difícil.
Cada um tem suas características únicas o que torna a decisão ainda mais difícil, entre o Playstation 3, o Wii e o Xbox360 eu queria mesmo um Wii, mas todos dizem que seria melhor um Xbox 360, que tal então conhecermos um pouco de cada um e ver o que eles tem a nos oferecer.
Ao fim do post vocês podem votar aqui do lado e dar a sua opinião, afinal qual é o melhor console dessa nova geração?

Nintendo Wii


Campeão de vendas em todo o mundo, o Wii foi lançado oficialmente em 19 de novembro de 2006 e sua principal característica é a jogatina voltada para o publico casual. Pois é, enquanto os outros consoles se preocupam em atrair os gamers de longa data, com jogos mais hardcores e gráficos mais bem elaborados, o Wii preza pela simplicidade, com seus gráficos fracos, pouco melhores que o do Playstation 2, e sua pequena biblioteca de jogos, que na sua maioria são títulos fracos voltados para o publico infantil, salve raras (porém fantásticas) exceções.

Hardware:

No More Heroes,
ganhador do 5° Troféu GameWorld na categoria Wii
O Wii é o menor console doméstico fabricado pela Nintendo até os dias de hoje; tendo 44 mm de largura, 157 mm de altura e 215.4 mm de profundidade em sua posição vertical, o equivalente a três capas de DVD empilhadas juntas. Quando o Wii passa a usar o seu suporte de apoio, o que já está incluso com o console, suas medidas se diferenciam para; 55.4 mm de largura, 44 mm de altura e 225.6 de profundidade. O console pesa 1.2 kg, o que o faz ser o mais leve dos três principais videogames da sétima geração.
Na frente do console, ele apresenta o seu slot, onde o jogador pode usar ambos Nintendo optical disc (Disco ótico da Nintendo), podendo ser os jogos de seu antecessor, o Nintendo GameCube (8 cm) e os próprios discos feitos para o Wii (12 cm). A luz azul emitida pelo console é acesa brevemente quando algum disco de jogo está preste a ser jogado; quando uma nova atualização é recebida através do WiiConnect24, ou até mesmo quando o jogador tem alguma mensagem que não foi lida por outro usuário que a mandou. O Wii possui duas entradas para USB, que estão localizadas em sua traseira. Também existe a entrada de usar cartões SD que fica na parte frontal do console, o cartão SD pode ser usado para fazer o carregamento de imagens que podem ser modificadas pelo próprio usuário com o Wii Remote no Photo Channel ou ser usado para o backup de dados de jogos do Virtual Console e do WiiWare. Para utilizar a transferência de jogos salvos para o cartão SD, é necessária a instalação de uma atualização (4.0 ou superior), que pode ser feita somente se o Wii estiver conectado à internet ou inserindo um disco a atualização do firmware. O cartão SD também pode ser usado para criar e modificar formatos de música em seus jogos diretamente do MP3, sua primeira aparição foi no jogo Excite Truck.
Hoje o Wii já pode ser encontrado em várias cores, além da branca original temos também a preta e a vermelha, essa ultima lançada juntamente com um kit especial dos 25 anos do Mario.
The Legend of Zelda: Twilight Pricess
O pacote de lançamento do Wii é igual para todas as regiões do mundo, nele inclui o próprio console, um suporte de apoio (para que o videogame possa ficar na posição vertical), uma superfície circular para ajustes da preferência de cada jogador, um Wii Remote, um Nunchuk que pode ser plugado ao Wii, uma Sensor Bar, uma principal fonte de alimentação externa, duas pilhas recarregáveis AA, um vídeo composto com conector RCA, um adaptador SCART em alguns países da Europa (outros tipos de cabo para o console estão disponíveis separadamente) e uma cópia do jogo Wii Sports para todos os países, exceto o Japão e a Coreia do Sul.


O ponto forte do Wii é no entanto o seu controle inovador (o Wii Remote) com sensores de movimento e som que proporciona uma maior interatividade entre o jogador e o jogo que está sendo jogado, sem contar é claro que diferente de outros video games o Wii coloca os jogadores para se mover o tempo todo estimulando a pratica de esportes e combatendo o sedentarismo sempre tão associado aos video games.

Wii Remote:

O Wii Remote (também chamado de Wiimote) e antes como "freehand", é o controle primário e a principal atração do Wii: reside nele todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle conectado ao console via Bluetooth, onde os movimentos são captados e transmitidos pela Sensor Bar (Barra de Sensor) que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de "mouse aéreo". Além disso, ele conta com um sistema de vibração (rumble) e um pequeno alto-falante que emite os sons de uma maneira mais simples e próximos do jogador, como o bater de uma espada ou o som de um tiro, que quando acertam seus alvos têm os sons emitidos pela televisão, dando a impressão do movimento do tiro no ambiente. Também é possível desligar o videogame à distância, apertando o botão "Power" em uma das extremidades do controle, sem precisar ir até o console para desligá-lo manualmente.
Alguns jogos podem requerer que o controle seja usado horizontalmente, como jogos de corrida em Mario Kart Wii, assim como o controle do Nintendo Entertainment System. O Wii Remote tem a notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de videogames. O conceito já abordado da revolução no modo de se jogar, pode ser um fator decisivo na briga da atual geração. No Japão, algumas das marcas de televisão japonesa, já é possível que o Wii Remote possa mudar o volume e os canais.
O controle possui ainda em sua extremidade um plugue para conexão de periféricos, entre eles, o "controle secundário" Nunchuk, que possui os botões Z e C em formato de gatilho, uma alavanca analógica e conta também com sensores de movimento assim como o do Wii Remote. Ainda existe outros acessórios para serem usados no Wii Remote, como o Classic controller (que foi feito para se jogar antigos jogos do Virtual Console, mas pode ser usado em alguns jogos de Wii), Wii Remote Jackets, protetores feitos de silicone, para que o controle permaneça conservado e o Wii MotionPlus que foi feito como um dispositivo que conecta-se ao Wii Remote para aumentar a capacidade dos movimentos feitos pelo jogador em tempo real.

Considerações finais:

O Wii é sem duvida um console fantástico, apesar dos gráficos menos elaborados, e da biblioteca de jogos limitados, ele é inovador, estimulante e divertido, voltado para o publico casual é responsavel por trazer uma nova demanda de jogadores para o mundo dos games.


Jogos de destaque:

Super Mario Galaxy 2 (foto acima),New Super Mario Bros, Wii Fit, Wii Sports, No More Heroes, Super Smash Bros. Brawl  e The Legend of Zelda: Twilight Princess.

Xbox 360


O primeiro console da nova geração, o Xbox 360 foi lançado oficialmente em 22 de Novembro de 2005 pela Microsoft, e como era de se esperar ele chega a ser quase um computador. Os seus gráficos são de encher os olhos, e diferente do Wii a sua biblioteca é imensa, e repleta de jogos fantásticos e hardcores.
Atualmente o principal destaque do Xbox, além do seu serviço online o Xbox Live é o Kinect que promete ser ainda mais inovador do que o Wii Remote do Wii.
O Kinect antes chamado de Projeto Natal, vem pra derrubar de vez com os joysticks, ao invés de você usar um controle como o do Playstation 3 ou o Wii Remote você jogará seus jogos sem absolutamente nada nas mãos, o Kinect será responsável por detectar seus gestos e voz para realizar os comandos do jogo, simplesmente incrível !!!

Hardware: 

Mass Effect
A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 2 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. Isto permite que os jogos para o Xbox 360 ofereçam inimigos mais inteligentes e mundos que simulam a realidade com maior precisão. A grande quantidade de memória "cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.
A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais. Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.
As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores Windows XP ou Vista, USB ou WiFi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.
Fable (como se precisasse dessa legenda)
A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.
Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.

O Xbox 360 seria realmente uma maravilha se não fosse pelo seu preço ainda salgado e sua quantidade exorbitante de defeitos técnicos que vocês podem conferir a seguir:

Problemas técnicos:

O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte).
Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.
Os defeitos técnicos do Xbox 360 são tão graves que até
esse postêr de Gears of War parece menos assustador.
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles.
Porcentagem de defeitos: 10% dos casos.
Vale ainda considerar que esses defeitos estão presentes consideravelmente no antigo modelo antigo pré-Jasper. Os modelos atuais e Jasper apresentam baixo indice de defeito, o comum pra aparelhos eletrônicos.

Considerações finais:

O Xbox 360 é quase um computador, tem o melhor serviço virtual entre os consoles da nova geração  gráficos magníficos e jogos incríveis, contudo o seu preço ainda é um pouco salgado e as versões antigas são repletas de problemas técnicos.


Jogos de destaque:

Halo 3 (foto acima), Call of Duty 4: Modern Warfare, Gears of War, Fable, Mass Effect, Grand Theft Auto IV e Tomb Raider: Underworld.

Playstation 3


O Playstation 3 é o mais novo console da nova geração, lançado oficialmente em 22 de novembro de 2006, o PS3 se caracteriza pelo seu serviço unificado de jogo online, o Playstation Network, além disso ele é o único dos três a fazer a reprodução de Blu-Ray Disc sem contar a sua conectividade com o PSP (Playstation Portable).
Recentemente foi anunciado para o PS3 o chamado PSMove uma espécie de controle com sensores similar ao Wii Remote.
O PS3 possui um dos melhores gráficos já visto num console, embora sejam semelhantes ao do Xbox 360 e lê jogos de Playstation 2 e Playstation 1, além de disponibilizar para download jogos desse ultimo. 
Com a maior biblioteca de jogos entre os três consoles e novidades anunciadas para os próximos anos, como o lançamento de jogos de 3D estereoscópico, o PS3 é sensacional contudo chega a pecar no quesito inovação e claro, no quesito preço que assim como a biblioteca de jogos é o maior entre os três consoles.
Porém apesar dessa variedade de jogos muitos de seus títulos vem perdendo exclusividade e sendo lançados pra outros consoles ou mesmo pra PC.
Outro ponto que levanta discussões ao redor do mundo é a falta de jogos piratas, o que aumenta consideravelmente os gastos daquele que adquire um Playstation 3.
O que pra muitos pode parecer ruim, pra mim é uma vitória da Sony que finalmente conseguiu colocar pra escanteio essa inimiga terrível que é a pirataria.

Hardware

inFamous
O PlayStation 3 é convexo em seu lado esquerdo, com o logotipo do PlayStation em posição vertical, quando vertical (o lado superior é convexo quando horizontal) e possui um acabamento em preto brilhante. O designer do PlayStation, Teiyu Goto, declarou que o logotipo com fonte inspirada no Homem-Aranha “foi um dos primeiros elementos que o presidente da SCEI, Ken Kutaragi, decidiu e que o logotipo pode ter sido a força motivadora por traz do formato do PlayStation 3.”
O PlayStation 3 apresenta uma unidade de leitura sem bandeja Blu-ray Disc de 2x para jogos, filmes Blu-ray, DVDs, CDs e outras mídias ópticas.Era disponibilizado originalmente com disco rígidos de 20 e 60 GB (apenas o modelo de 60 GB foi disponibilizado em regiões PAL). Um modelo de 80 GB foi, desde então, introduzido nas regiões NTSC e um modelo de 40 GB introduzido em todas as regiões. Todos os modelos do PlayStation 3 possuem discos rígidos SATA de 2.5" atualizáveis pelo usuário.
O sistema utiliza o microprocessador Cell criado por Sony, Toshiba e IBM como sua CPU, a qual é constituída por um “Power Processing Element” (PPE) baseado em PowerPC de 3.2 GHz e oito “Synergistic Processing Elements” (SPEs). O oitavo SPE está desabilitado para melhorar o rendimento do chip. Apenas seis dos sete SPEs estão acessíveis aos desenvolvedores visto que o sétimo SPE está reservado para o sistema operacional do console. O processamento gráfico é lidado pelo RSX 'Reality Synthesizer' da NVIDIA, o qual pode transmitir resoluções de 480i/576i SD até 1080p HD. O PlayStation 3 possui 256 MB de memória principal DRAM XDR e 256 MB de memória de vídeo GDDR3 para o RSX.

God of War 3

Possui ainda Bluetooth 2.0, Gigabit Ethernet, USB 2.0 e HDMI 1.3a integrado em todos os modelos atualmente à venda. A rede Wi-Fi também é integrada nos modelos de 40, 60, 80 GB e slim posto que um leitor de cartão de memória (compatível com mídias Memory Stick, SD/MMC e CompactFlash/Microdrive) está integrado nos modelos de 60 GB e 80 GB CECHExx. O sistema suporta até sete controladores, os quais são conectados através da tecnologia Bluetooth 2.0.
O hardware do PlayStation 3 também foi utilizado para construir supercomputadores de alto desempenho computacional. Fixstars Solutions vende uma versão Yellow Dog Linux para o PlayStation 3 (originalmente vendido pela Terra Soft Solutions). RapidMind produziu um pacote de programação stream para o PlayStation 3, contudo foi adquirida pela Intel em 2009. Também, em 3 de janeiro de 2007, Dr. Frank Mueller, Professor Associado de ciência da computação na NCSU, reuniu 8 PlayStation 3 em cluster. Mueller comentou que os 256 MB de RAM do sistema é uma limitação para esta aplicação em particular e está considerando a tentativa de aperfeiçoar a memória RAM. Softwares incluem: Fedora Core 5 Linux ppc64, MPICH2, OpenMP v 2.5, GNU Compiler Collection e CellSDK 1.1.
Heavy Rain
Logo que uma alternativa com melhor custo-benefício aos supercomputadores convencionais, o exército norte-americano adquiriu clusters de unidades do PlayStation 3 para propósito de pesquisa. Unidades de revenda do PlayStation 3 Slim não podem ser utilizadas para supercomputadores, pois o PlayStation 3 Slim não possui a habilidade de carregar um sistema operacional de terceiro.
Em 22 de março de 2007, a SCE e Universidade Stanford publicaram o projeto Folding@home para o PlayStation 3. Este programa permite que os proprietários de PlayStation 3 emprestem o poder computacional de seus consoles ao auxílio do estudo de processo físicos do enovelamento de proteínas.Em dezembro de 2008, um grupo de hackers utilizou um cluster de 200 PlayStation 3 para hackear o protocolo de segurança SSL.


Considerações finais:

O Playstation 3 é realmente muito bom, a maior biblioteca de jogos, um dos melhores gráficos, reprodutor de Blu-Ray e muitas coisas ainda pela frente, contudo o seu preço ainda é muito alto e seus jogos são mais voltados para o publico hardcore, diferente do Wii que é mais casual.




Jogos de destaque:

Metal Gear Solid 4 (foto acima), Uncharted, inFamous, God of War 3, Heavy Rain, Final Fantasy XIII e Call of Duty: Modern Warfare 2.

E antes de ir não deixe de votar:

Agora sim, depois de ver as qualidades e defeitos de cada console você já pode votar aqui do lado e dizer, na sua opinião, qual é o melhor console da nova geração? PS3, Wii ou 360?

Fontes:


Um comentário: