sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Analisando a abertura de "Game of Thrones"

Se você estava na Terra esse ano com certeza você já ouviu falar em "Game of Thrones" a série baseada nos livros da saga "As Cronicas de Gelo e Fogo" de George R.R Martin não é só uma das melhores séries do ano como também a 4ª melhor segundo o IMDb. Em todo mundo ouve-se boatos não só de como a série é fantástica mas também de sua abertura belíssima, para quem não leu os livros sem duvida a abertura é um show artístico mas para quem leu e prestou atenção vale notar alguns pontos que tornam a abertura tão genial.

O primeiro ponto a se notar é que a abertura trata-se de uma visão aérea do mundo da série, sobretudo Westeros, com destaque para lugares chave para o enredo como Winterfell, King's Landing (Porto Real) e The Wall (A muralha). Essa visão é muito importante no que diz respeito a situar os espectadores dentro da própria série funcionando de forma semelhante aos mapas existentes nos livros, o que muita gente não deve ter percebido contudo foi que a abertura muda a longo dos episódios. Isso mesmo a abertura MUDA!
De acordo com a localização dos personagens essa primeira temporada teve pelo menos 4 aberturas diferentes:
- A primeira foi a do episódio " 1 - Winter is Coming" na qual aparecia Winterfell, King's Landing, The Wall e Pentos.
- A segunda que abrangeu os episódios "2 - The Kingsroad", "3 - Lord Snow", "4 - Cripples, Bastards and Broken Things", e "10 - Fire and Blood" contou com Winterfell, King's Landing, The Wall e Vaes Dothrak
- A terceira abrangeu os episódios "5 - The Wolf and The Lion", "6 - A Golden Crown", "7 - You Win or You Die" e "8 - The Pointy End" e teve Winterfell, King's Landing, The Wall, Vaes Dothrak e The Eyrie (o Ninho da Águia)
-Por fim, a quarta conteve Winterfell, King's Landing, The Wall, Vaes Dothrak e The Twins (As Gêmeas -dos Frey) e abrangeu apenas o episódio "9 - Baelor"

Reveja a primeira abertura da série a seguir:

O segundo ponto a se notar, e esse eu acho que muita gente deve ter notado é as imagens incrustadas naquela bola brilhosa que fica girando acima do mapa (na verdade é um astrolábio inflamável com estrutura cardânica maciça girando em torno de um centro ardente ), se a pessoa prestar bem atenção vai perceber que ela conta a história da guerra que levou Robert ao poder. Inicialmente temos um dragão reinando soberano com seu exercito ao seu lado assim como a família Targaryen reinava antigamente, em seguida temos leão,veado e lobo lutando contra esse dragão representando assim a guerra entre os Baratheon, Lannister e Stark contra os Targaryen, por fim representando a vitória dos Baratheon e o casamento de Robert com Cersei temos o veado vitorioso ao lado do leão e (aparentemente) ao seu redor os outros animais curvando-se para ele.Por fim, há ainda um close no nome "Game of Thrones" em que é possível perceber um leão, um veado, um lobo e um dragão ao seu redor.
O terceiro ponto a se notar são as engrenagens, que além de dar um tom steampunk a abertura como diz a galera do Game of Thrones Br pode ser uma alusão as engrenagens do poder, politica e guerra como foi bem frisado pelo site já citado e por esse podcast.
Por fim os nomes dos atores e demais envolvidos na série são acompanhados de símbolos, os que ficam por trás das câmeras possuem símbolos desconhecidos e próprios, já os atores possuem o simbolo da casa de seus personagens com exceção da atriz e do ator de Dany e Jorrah, respectivamente, que são acompanhados de um leão Lannister; a atriz de Sansa que é acompanhada de um dragão Targaryen e o ator de Sandor "Cão de Caça" Clegane que é acompanhado do veado dos Baratheon.

Esclarecimentos: O lance com a troca de aberturas e a história incrustada no astrolábio foi algo que eu notei sozinho contudo já existia posts no anteriormente citado Game of Thrones Br que falava sobre isso, foi onde eu soube por exemplo que a bola brilhosa se chama astrolábio, que percebi que a abertura segue um estilo steampunk e que eu descobri que os atores são acompanhados dos símbolos da casa de seus personagens. Além disso a parte das engrenagens que eu vi originalmente no podcast linkado acima também veio de uma dessas postagens do Game of Thrones Br.
Em muitos momentos eu pensei em desistir dessa postagem devido tamanha semelhança mas acabei optando por continuar. Espero que entendam que isso de forma alguma é uma cópia do trabalho deles e aproveitem a postagem. Além do mais para quem quiser conferir melhor tais postagens segue abaixo os links:

http://www.gameofthronesbr.com/2011/04/abertura-de-game-of-thrones-atrai-muita.html
http://www.gameofthronesbr.com/2011/06/entrevista-sobre-abertura-de-game-of.html

2 comentários:

  1. É uma aventura mágica. 👏 GOT se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o primeiro livro. Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja, sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionada com este novo lançamento, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do conteúdo. Comecei a ver a série a pouco tempo e estou gostando. Uma curiosidade minha sobre a abertura. Tive a sensação de que é um Dragão do sobrevoando toda as terras, mostrando cada Reino. Digo isso porque tive a impressão de haver um olho piscando pelo menos duas vezes. Valeu!

    ResponderExcluir