quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Review: Terra Nova 1ª Temporada + 1x12-13 Season Finale

Obs: Esse texto está dividido em duas partes.


1ª Parte:


ATENÇÃO: O texto a seguir trata-se da REVIEW de uma TEMPORADA DE SÉRIE podendo conter SPOILERS sobre os primeiros episódios em si, sobretudo o Piloto até seu ultimo momento.




Como eu comecei com essa historia de falar especificamente de séries aqui, e como eu estava um pouco atrasado em relação a Terra Nova, não deu tempo de falar algo sobre a série, mas agora quando vi que a Season estava pra acabar corri e consegui ver o que faltava a tempo de poder falar dela aqui.
Esse Review vai focar nos acontecimentos dos últimos episódios mas antes de mais nada pretendo introduzir falando sobre o que é Terra Nova.
Antes de mais nada vale ressaltar que o nome da série é Terra Nova MESMO, não apenas no Brasil mas nos EUA também o nome é mesmo em português, tanto que se você assistir a série em inglês ouvirá eles falando "Terra Nova" e não "New Earth".




A série conta a história da família Shannon, que vive em 2149 num mundo poluído, destruído, escasso e com um controle populacional muito forte que estimula um numero máximo de até dois filhos por família. Acontece que Jim e Elisabeth Shannon não possuem apenas dois filhos, além do mais velho Josh e a do meio Maddy eles tiveram uma terceira filha: Zoe. Quando os policiais revistam a casa de Jim e acham Zoe ele, que também é policial, luta contra eles para não ter a filha levada mas não consegue e acaba preso.
Nesse mundo destruído só há uma esperança, foi descoberta uma fenda no espaço tempo que leva as pessoas para a era dos dinossauros, a fenda foi usada para transportar pessoas selecionadas para construir uma nova vida no passado, os primeiros selecionados criaram uma cidade chamada Terra Nova e tudo que os habitantes do planeta Terra de 2149 mais querem é ser os novos selecionados para viver nessa cidade em que comida não é problema e ar puro é o que não falta. 




Quando Elisabeth e sua família tornam-se selecionados o que seria motivo de alegria vira problema já que Jim e Zoe não podem ir junto, para contorna-lo eles burlam a lei e elaboram um plano para tirar Jim da prisão pegar Zoe de volta e chegar ao portal que levará todos para Terra Nova. Acaba que eles conseguem e apesar de ser tratado como "criminoso" assim que chega a Terra Nova, Jim conquista a simpatia do líder do lugar, comandante Nathaniel Taylor, e acaba se tornando o policial da cidade e braço direito do comandante.
O resto da história da série se desenvolve a partir das relações familiares dos Shannon, de ataques de dinossauros à cidade e a seus habitantes, da resolução de pequenos crimes ocorridos no lugar e sobretudo na luta contra Os Sextos.
Cada uma das expedições a Terra Nova chama-se peregrinação, os Shannon chegaram durante a décima, e o comandante Taylor na primeira. Os habitantes da 6ª peregrinação se separaram de Terra Nova e foram morar na floresta sobre o comandante de uma mulher chamada Mira, eles são conhecidos como Os Sextos pelos habitantes de Terra Nova e ao longo da série promovem ataques constantes a cidade seja por mantimentos, medicamentos ou simplesmente por informação. No inicio a motivação dos Sextos é um pouco abstrata e parece estar relacionada a algumas escrituras feitas em pedra encontradas por Josh e Skye (uma garota da qual fica amigo quando chega a Terra Nova) mas ao longo da série tudo vai sendo explicado, bem como a história do comandante Taylor e de seu filho sumido.
A série tem o nome de Spielberg entre os produtores executivos assim como Falling Skies, mas em nada são parecidas, FS conseguiu conquistar algumas pessoas (meu professor e matemática foi um deles) mas ao meu ver (e de alguns amigos meus) Terra Nova é bem melhor, o próprio piloto de TN é mais interessante do que o de FS o que já conta muito.




Além disso dentro do meu circulo de amigos ela se compara a The Walking Dead, elas não são parecidas em nada  e TWD é infinitamente superior (inclusive nos efeitos especiais visto que os de TN são duramente criticados), mas depois de TWD ela é a mais assistida em numero de pessoas. 
Infelizmente a série tem alguns problemas e ainda não foi renovada, mas tudo indica que assim será, afinal ela é muito boa e, como o Season Premiere e Season Finale provaram, sabe como criar enredos a longo prazo, coisa que eu acho muito importante em qualquer tipo de série.


2ª Parte


ATENÇÃO: O texto a seguir trata-se da REVIEW de um SEASON FINALE portanto deve conter SPOILERS sobre toda a temporada em si e todo o episódio final até o último minuto. 




O episódio de Season Finale, assim como o primeiro, foi duplo mas em nada cansativo. Depois do episódio anterior que acaba Lucas voltando para 2149 e Nathaniel pedindo ajuda aos habitantes de Terra Nova para proteger a cidade nada mais natural do que esse começar com os preparativo para a guerra com os atacantes que chegasse com a 11ª peregrinação. Quando tudo parecia perfeito, inclusive com a chegada da namorada de Josh, Kara, eis que aparece um homem bomba pra ferrar tudo. Jim desmaia e quando acorda descobre uma Terra Nova destruída sobre o controle de Mira e Lucas.
Ele descobre que depois da explosão o portal fixo de ida e volta foi destruído e que os atacantes chegaram por diversos lugares e tomaram Terra Nova, Kara morreu na explosão, ele ficou inconsciente durante três dias e o Comandante Taylor fugiu com boa parte do exercito de Terra Nova.




Os atacantes pretendem explorar Terra Nova ao máximo e levar tudo para 2149 só para lucrar, mas por enquanto precisam concertar um portal que Lucas trouxe do futuro mas que foi atacado por dinossauros. Para isso eles obrigam Malcom a trabalhar para eles, sem saber que ele é um dos que faz parte de uma resistência secreta contra eles e por isso está indo o mais devagar possível no conserto. 
Outros que não poderiam faltar no grupo de resistência é Jim e sua família, Wash e a recém-redimida Skye juntos eles se unem ao Comandante inicialmente para impedir a destruição de parte da floresta para exploração, mais tarde na fuga da familia Shannon de Terra Nova e ainda para ajudar Taylor a destruir o Hope Plaza de forma que torne impossível que alguém vá ou venha de 2149. Apesar de recorrer a alguns artifícios previsíveis como propor a destruição da ponte que liga as duas épocas (o Hope Plaza) para resolver o problema  e outros já manjados como toda a sequência de Jim no Hope Plaza, o episódio garante muita ação e até certa tristeza pela morte de Wash e Kara.




Me incomodou ver o constante esforço de Lucas para parecer mal, tanto que quando ele fala com Skye parece que está prestes a estupra-la, e mais ainda seu ódio sem sentido pelo pai. Incomodou também a cena de Maddy e Reynolds se pegando entre as arvores pois parecia que eles iam começar a tirar a roupa e fazer sexo ali mesmo, coisa que não condiz nenhum pouco com os personagens. Ainda bem que Jim apareceu a tempo e atrapalhou tudo.
Por outro lado me agradou toda a sequencia de resistência, a desativação da bomba, o ataque de Josh a Lucas, a luta de Jim contra os soldados de Lucas, e sobretudo a sequência do Hope Plaza, que mesmo eu já tendo admitindo que foi manjada, tenho que confessar que adorei, afinal quem não gosta de uma boa dose de ação envolvendo luta, dinossauro e explosões?




Outra coisa que me agradou foi que, agora que está finalizada essa história de abrir um portal para o futuro e trazer gente para explorar eles aparentam já ter criado um novo plot, aquela proa de navio sendo encontrada no contêiner ao final do episódio foi genialmente um ótimo gancho, espero muitoooo que a série seja renovada para ter oportunidade de explorar essa ideia que promete ser a essência da próxima temporada.


P.S: Foi muito triste ver Mira descobrir que está presa naquele lugar e não poderá mais ver a filha.

Um comentário:

  1. Terra Nova é grande, seu tema é sobre o fim do mundo e se tornou um dos meus favoritos. É muito interessante ea forma como eles carregam a história agarra-lo capítulo por capítulo.

    ResponderExcluir