Depois de conhecer um pouco o design, e as novidades do 3DS, estamos aqui para o terceiro, e último, post da série "O Fantástico 3DS" para conhecer melhor uma das, se não a maior, novidade do Nintendo 3DS:
O 3D
O assunto mais falado no momento sem dúvidas não é outro, é o 3D. James Cameron e seu "Avatar" trouxe de volta uma das tecnologias mais fascinantes do cinema, e com isso revolucionou todo o conceito de mundo que conhecemos hoje.
A cada dia que se passa um novo produto é lançado voltado pra essa tecnologia, de TV's a computadores passando por salas de cinema lotadas de filmes do tipo o 3D chegou ao mundo dos vídeo games e de uma forma ainda mais surpreendente, sem a necessidade de óculos especiais.
O cinema com óculos especiais baseia basicamente num filme exibido simultaneamente sob dois ângulos ligeiramente diferentes, quando assistimos a esse filme o óculos é responsável por reajustar a imagem enviando cada uma a um olho especifico. Essas imagens então vão se unir quando chegarem ao cérebro criando a impressão de que vemos tudo em terceira dimensão.É o que chamamos de efeito paralaxe.
Mas então como isso funciona no 3DS que não é preciso o uso de óculos?
Da mesma forma sendo que o console é que faz todo o trabalho.Existe um painel de LCD na tela responsavel por exibir as mesma imagem sobre dois ângulos diferentes (assim como no cinema), e na sua frente está posicionado um dispositivo chamado "Parallax Barrier" (Barreira Paralaxe) que funciona como o óculos, ordenando cada imagem seqüencialmente para cada olho, que irá envia-las ao cérebro onde serão reorganizadas criando o efeito.
A grande sacada dessa tecnologia é o fato de ser feita para um portátil uma vez que para funcionar os olhos que vão receber as imagens precisam estar localizados a cerca de 50 ou 60 centímetros da tela, por isso a tecnologia não funciona em televisores por exemplo.
Além disso vale ressaltar que o aparelho é responsável por enviar muitas informações ao cérebro num pequeno período de tempo, portanto é recomendado que não passe muito tempo jogando, assim como também é recomendado que crianças de até sete anos não utilizem o aparelho, uma vez que a exposição prolongada ao efeito pode causar danos a sua visão ainda em formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário