quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novos Pilotos: Será que "Alcatraz" vai decolar?


Atenção: Contém spoilers sobre o episódio Piloto da série em questão

Finalmente a tão aguardada volta 'definitiva' de Jorge Garcia ao mundo das séries aconteceu! Depois de algumas aparições em outras séries (como How I Met Your Mother), o até então eterno Hurley de Lost, retorna agora nessa nova empreitada de J.J Abramms como o Dr. Diego soto, especialista em tudo (ou quase) que diz respeito a prisão que dá nome a série: Alcatraz.
Até o momento a série parece dentro de tudo que J.J fez até agora, as semelhanças com a falecida "The 4400" de Scott Peters também é notável. O estilo policial que marca presença em Fringe e Person of Interest parece marcar presença aqui também, de forma bem mais parecida com Fringe do que com PoI. O tema ficção também é abordado apesar de ainda estar envolto de muitos mistérios. No geral a única coisa que eu achei estranho foi a sonoplastia forçada que tentava o tempo todo dar um clima de mistério que nem sempre se encaixava com o momento.Mas afinal vamos entender o que acontece na série.
A ilha de Alcatraz realmente existe, fica no meio da Baía de São Francisco na Califórnia, e antes de ser prisão de segurança máxima chegou a ser base militar. Hoje depois de inoperada, a prisão tornou-se ponto turístico pelo National Park Service. Na série é mais ou menos o mesmo na abertura sabemos o seguinte:

"Em 21 de março de 1963, Alcatraz foi oficialmente fechada devido aos altos custos e às más condições das instalações. Todos os presos foram transferidos da ilha. Mas não foi isso que aconteceu. De forma alguma."

E o que foi que aconteceu? Você deve está se perguntando. Acontece que isso só vai ser explicado ao longo do episódio.


Rebecca Madsen é uma detetive que sente dificuldades de encontrar um novo parceiro depois de perder o ultimo durante a perseguição de um bandido. Quando ela é enviada para investigar a morte de E.B. Tiller, mal espera ela que seria afastada do caso pelo misterioso Emerson Hauser. Decidia a continuar as investigações sozinha ela rouba um porta-retrato da casa da vitima e consegue identificar nele a digital de Jack Sylvane. Ela descobre que Jack era o ex-presidiário 2024 de Alcatraz e E.B. Tiller era nada mais nada menos do que o vice-diretor do local.
Para ajuda-la nas investigações ela vai atras de Diego Soto (yes, Hurley!), Ph.D. em justiça criminal e história da guerra civil além de autor de 4 livros sobre Alcatraz. Felizmente o personagem já apresenta um pouco daquela pegada cômica de Hurley, ainda bem já que eu não consigo imaginar o ator como um personagem sério demais. De qualquer forma, Diego Soto diz ser impossível que a digital seja mesmo de Sylvane, visto que depois de transferido de Alcatraz o homem foi condenado a morte. 
Mesmo com todas essas dúvidas e incertezas os dois se unem na busca por informações e acabam sendo "raptados" por Hauser e sua bela assistente Lucy, que os levam para uma especie de "Bat Caverna" abaixo de Alcatraz onde explicam que o tal Sylvane não envelheceu nada desde 1963 e mais tarde revelam que tudo que sabem sobre Alcatraz é uma grande mentira.


O episódio também acompanha a caminhada de Sylvane, que envolve vários flashbacks de seu período em Alcatraz, como quando ele conversa com o numero 2002 ou quando ele vê sua história de amor com a esposa ir à ruína. Achei o personagem muito bem construído como um todo e se não fosse pelos assassinatos eu até teria me afeiçoado por ele.
No final paira o mistério, Hauser enfim revela que em 1963 ninguém foi transferido, 256 prisioneiros e 46 guardas simplesmente sumiram de Alcatraz e aparentemente estão voltando agora. Ele pede então a ajuda de Rebecca e Soto para procurar os prisioneiros que forem ressurgindo, eles aceitam e Rebecca ainda descobre um fato surpreendente.O bandido que Madsen perseguia quando seu parceiro foi morto é seu avô e um dos prisioneiros, seu numero: 2002.

Se vai decolar ou não só vai dar pra saber mais tarde, por enquanto diria que as chances estão em torno de:
95%

Só espero que se decolar não acabe caindo em uma outra ilha que nós conhecemos bem ...

P.S: O post atrasou em parte devido a participação do Headfone no protesto contra os projetos de lei S.O.P.A e P.I.P.A. Pra saber mais sobre o que foi o protesto acesse:
http://meganao.wordpress.com/ (em português Br) ou http://www.sopastrike.com/ (em inglês U.S)

Nenhum comentário:

Postar um comentário