terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Melhor da Fall Season 2011 Parte 3: The Mentalist + Review: The Mentalist 4x11

O Melhor da Fall Season 2011 Parte 3: The Mentalist


Esse é o 3° de um conjunto de posts definindo o melhor episódio de uma série nessa Fall Season antes do Hiato.


Dessa vez escolhi "The Mentalist" que nessa quarta temporada veio recheada de altos e baixos. Parte do problema de "The Mentalist" está na linha tênue entre Procedural e Sequencial. É inegável a qualidade dos episódios ditos filler na série, mas o brilhantismo dos episódios envolvendo Red John é insuperável.
Por isso pode-se dizer que o episódio 7, "Blinking Red Light"  foi tão superior aos outros, pois ele conseguiu explorar esse detalhe perfeitamente ao entregar um filler tão intricado com a trama que fica difícil dizer se é mesmo um filler. Algumas pessoas devem ter percebido que isso também aconteceu de certa forma no episódio 10, "Fugue in Red" mas o 7 consegue fazer isso melhor ao botar Patrick cara a cara com um psicopata tão semelhante, e tão diferente ao mesmo tempo, de John.



O episódio começa com o que parece ser um simples assassinato em Fresno que logo revela-se parte de um assassinato em série cometido pelo desconhecido "assassino de São Joaquim". Desde o primeiro momento Jane parece convencer Lisbon a confiar em seus instintos, provocando ela ao ponto de faze-la escolher entre uma lista de 8 suspeitos aquele que ela acha mais provável, isso tudo apenas olhando as fotos dos suspeitos. Ela se decide por aquele de nome Richard Haibach, e ao longo do episódio parece ficar fixada nele o que acaba deixando o caminho livre para que Patrick investigue o seu próprio suspeito: Panzer.
Panzer é um blogueiro e repórter investigativo que vem tentando rastrear o assassino de São Joaquim numa busca  e fixação semelhante a de Jane por Red John. Todos os diálogos a partir do momento em que Jane vê Panzer pela primeira vez, dão a entender as suspeitas de Jane, além disso a forma como Panzer fala do assassino de São Joaquim como alguém brilhante não é a mesma forma que Jane fala do brilhantismo de Red John, Panzer deixa transparecer uma certa admiração pelo serial killer. Claro que nada disso seria possível sem as belíssimas atuações de Simon Baker (que também dirigiu o episodio) e David Paymer que chegaram ao ápice, durante uma entrevista televisa no programa da repórter Karen (que já tinha dado as caras na série anteriormente).


Tudo funcionou bem no episódio, até a busca sem sentido de Lisbon por Richard, contribui para montar uma armadilha para Panzer, que felizmente acabou não funcionando.  Sim, eu disse felizmente pois foi a falha nessa armadilha que proporcionou toda a sequência final, desde a já citada entrevista no programa de Karen a morte de Panzer por ninguém mais ninguém menos do que Red John! Pelo que deu pra perceber, Patrick manipulou Panzer durante a entrevista para que insultasse Red John e este acabasse com o assassino de São Joaquim de uma vez. Nada mais incrível do que ver aquela carinha sangrenta sorridente maldita finalizando a série.

Review: The Mentalist 4x11


Atenção: Spoilers sobre o episódio 11 da 4ª Temporada de The Mentalist




Antes de falar do episódio seria bom vocês entenderem que eu escolhi fazer deste um post duplo exatamente porque "Always Bet on Red" é muito intricado com "Blinking Red Light". Enquanto de uma lado temos toda a equipe do CBI  disposta a investigar a morte de um advogado rico e bem conceituado que explode diante deles no começo do episódio, Jane tem que lidar com a Agente Especial Darcy do F.B.I que ajudou no caso do assassino e São Joaquim e agora tenta entender a morte de Panzer.
O episódio deixa claro coisas que os episódios anteriores deixaram de lado em relação ao caso, coisas como  mostrar que apenas Lisbon sabe que Jane acredita que Red John está vivo. Todo mundo fora eles acredita que ele está morto, e que o assassino de Panzer foi só um imitador. O problema é que Jane era o único que acreditava que Panzer era o assassino de São Joaquim, e quem quer que o tenha matado deveria também acreditar nisso.
A prostituta Summer que já tinha aparecido no episódio "Pink Tops" volta como um caso do advogado assassinado e como informante da CBI, e mais uma vez somos deliciados com a divertida interação entre ela e Cho.


O episódio chega bem e atinge seu ápice com a cena em que Van Pelt encontra algo estranho no computador e eles são direcionados para um vídeo de alguém perseguindo Darcy. O momento é tenso por si só mas fica ainda mais quando Lisbon e Patrick especulam mais tarde sobre a possibilidade de ser Red John. Acontece que tudo isso ocorre antes do episódio completar 20 minutos e daí pra frente ele começa a esfriar. Vemos Patrick fazendo de tudo para manter Darcy longe dele, inclusive incriminando um homem morto pela morte de Panzer, o que levanta suspeitas incômodas (eu sinceramente espero que ele não tenha chegado tão longe assim) de Jane ter matado o homem e/ou ter dado um jeito de fazer o vídeo da perseguição a Darcy.
Incomoda também ver que toda a investigação de Van Pelt, Cho, Rigsby e Lisbon para resolver o caso da semana parece não chegar a lugar nenhum, enquanto que Patrick consegue desvendar tudo só de botar os suspeitos numa mesma sala.


O episódio que tinha de tudo para ser uma excepcional volta do hiato se perdeu no meio do caminho e não agradou tanto, talvez só tenha valido a pena mesmo pelas cenas finais (que apesar de tudo levanta ainda mais suspeitas sobre o que eu já falei):

"Perseguir monstros nos transforma. (...)" - Patrick
"Isso o mudou Patrick?" - Darcy - "Perseguir um monstro?"
"Claro." - Patrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário