quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novos Pilotos: Será que "Smash" vai decolar?


Atenção: Contém spoilers sobre o episódio Piloto da série em questão

Uma série musical. Só essa frase já é motiva para muitos odiarem, seja pelo puro e simples preconceito contra musicais, seja pelo desagrado em relações as ultimas experiencias do gênero (Glee e High School Musical), ou ainda, analisando pelo outro lado da moeda por achar que será só uma imitação do já citado fenômeno pop Glee. Claro que há aqueles que enxergam uma esperança de uma ótima experiencia com o gênero ou decidiram ver por gostar de (olha ele aqui de novo) Glee.
Eu particularmente me encaixo entre aqueles que esperam algo mais do gênero, não tenho medo de admitir que quando menor fui fisgado pela proposta teen de HSM ou que atualmente ainda acompanho Glee, mas não é novidade pra ninguém o descuido com que as produções do gênero tem com um ponto crucial pra qualquer boa história: a trama.
Quando não são infantis demais, são fracas demais e isso não pode acontecer afinal algumas pessoas já tem preconceito com o personagem que de repente sai por ai cantando sem motivo aparente, o que dizer então quando esses personagens não tem nenhum conteúdo?


Felizmente "Smash" não caiu nesse problema, ao menos não nesse Piloto. Cada personagem tem um conteúdo a mostrar, e talvez mais do que a gente espere. Temos a morena aparentemente inocente que canta super bem, a loira de matar que quer (e pode) mais do que papeis secundários, a senhora com cara de mal que está passando por um divórcio complicado, a ruiva que pretende adotar um bebê em meio aos novos planos de fazer um musical sobre Marilyn (Monroe, não Manson... ou aquela cidade dos E.U.A), o gay amigo que tem uma queda pelo seu atual assistente e vai ajudar a ruiva com o musical, o assistente que parece também ser gay e o cara com jeito malvado que odeia quase todo mundo mas sobretudo o gay. Eles são respectivamente: Karen, Ivy, Eileen, Julia, Tom, Ellis e Derek. Temos ainda o marido de Julia, o (não tenho certeza se são casados) namorado de Karen e o futuro ex-marido de Eileen.
Todas as tramas apontam pra um drama futuro mas esse primeiro episódio ganhou um toque de comédia que eu acho sempre bom para conquistar o publico,para explicar os números musicais da série a trama aposta na produção de um musical, diferente das produções já citadas que seguem pelo caminho do "concurso musical". Além disso o episódio não se joga de vez nesse tipo de cena, o que eu achei fantástico! Temos algumas palhinhas aqui, outra ali mas cenas assim só acontecem MESMO a partir da segunda metade do episódio, como quando Karen vai fazer uma audição para o papel de Marilyn na peça que Julia, Tom, Eileen e Derek estão construindo e canta a belíssima Beautiful que, ora vejam só, já tinha dado as caras em Glee!


Outra cena musical que marcou essa parte do episódio foi quando, um pouco antes da já citada, vemos Ivy encenar uma música (até onde eu sei original da série) que conta o amor de Marilyn por jogadores de beisebol. A cena mostra um apelo sexual que declara que a série não pretende ser mais um musical adolescente, outro momento que parece transpor isso é a cena em que Karen é convidada a casa de Derek para uma especie de audição particular de ultima hora.
Olhando assim por cima não tem o que contar muito sobre a série por enquanto, o melhor jeito de saber o que vai achar é conferindo. Ela é mais uma série produzida por Steven Spielberg que parece ter entrado de vez no mundo das séries depois de Falling Skies e Terra Nova, eu que não gostei nada de FS e conheço os problemas de audiência de TN não conseguiria dizer se isso é um ponto bom ou ruim apenas um detalhe a mais.
Eu particularmente gostei de Smash, mas acho que é uma série rodeada de cascas de bananas; como os preconceitos comentados no começo desse post, a necessidade de desenvolver bem a trama que está propondo e, sobretudo, seus personagens, a forma como continuará exibindo cenas musicais e a maior de todas: a audiência.

Se vai decolar ou não só vai dar pra saber mais tarde, por enquanto diria que as chances estão em torno de:
75%


P.S: O post atrasou em parte devido a participação do Headfone no protesto contra os projetos de lei S.O.P.A e P.I.P.A. Pra saber mais sobre o que foi o protesto acesse:
http://meganao.wordpress.com/ (em português Br) ou http://www.sopastrike.com/ (em inglês U.S)

Nenhum comentário:

Postar um comentário